Flor de Lótus:
No oriente, a flor de lótus significa pureza espiritual. O lótus (padma), também conhecido como lótus-egípcio, lótus-sagrado ou lótus-da-índia, é uma planta aquática que floresce sobre a água.
No simbolismo budista, o significado mais importante da flor de lótus é pureza do corpo e da mente. A água lodosa que acolhe a planta é associada ao apego e aos desejos carnais, e a flor imaculada que desabrocha sobre a água em busca de luz é a promessa de pureza e elevação espiritual.
É simbolicamente associada à figura de Buda e aos seus ensinamentos e, por isso, são flores sagradas para os povos do oriente. Diz a lenda que quando o menino Buda deu os primeiros passos, em todos os lugares que pisou, flores de lótus desabrocharam.
Girassol:
“Flor do Sol”. É uma planta originária da América do Norte e possui a particularidade de ser heliotrópica, ou seja, gira o caule sempre posicionando a flor na direção do sol.
A flor de girassol significa felicidade. A cor amarela ou os tons cor de laranja das pétalas simbolizam calor, lealdade, entusiasmo e vitalidade, refletindo a energia positiva do sol. No entanto, o girassol também pode representar altivez.
Pela sua beleza e exuberância, a flor do girassol é muito procurada para ornamentação. Acredita-se que traz sorte e boas vibrações ao ambiente, sendo uma flor muito usada no Feng Shui, pois possui características do Sol.
Copo de Leite:
Pela sua cor branca, a flor copo-de-leite significa pureza, paz, tranquilidade e calma. É uma flor bela e graciosa, que ilumina e enche de alegria qualquer ambiente. Em alguns casos esta flor também é usada para expressar indiferença.
O espádice amarelo que se destaca no interior da flor simboliza prosperidade, felicidade e iluminação espiritual.
A planta copo-de-leite é originária do Sul da África e pertence à família das Aráceas.
É necessário cautela no manuseio por ser uma planta tóxica. No caso de haver contato nos lábios ou língua, é comum haver irritação, inchaço, salivação abundante, dificuldade de engolir e respirar. Esta flor cresce facilmente em ambientes com muita umidade, por isso é comum vê-las frondosas à beira de lagos, poços, etc.
Tulipa:
O principal significado da tulipa é o amor perfeito, mas os significados podem variar, dependendo das diversas cores de tulipas. Estas flores também podem estar associadas à prosperidade e independência.
- Tulipa vermelha: significa amor verdadeiro e eterno;
- Tulipa roxa: tranquilidade, paz, realeza;
- Tulipa amarela: amor impossível;
- Tulipa branca: significa perdão;
- Tulipa laranja: vitalidade e vigor.
Tulipas são flores resistentes cultivadas em diversas cores, e é uma flor considerada muito luxuosa, com grande charme e requinte, uma vez que o próprio nome significa turbante, ou “o rei das flores”. Apesar de se acreditar que as tulipas são flores originárias da Constantinopla, atualmente Istambul, na Turquia, alguns afirmam que esta flor surgiu na China.
Esta flor é um dos símbolos da Holanda, onde a sua popularidade começou a aumentar no século XVII, e uma só flor tinha um alto valor monetário. A tulipa é facilmente cultivada na Holanda e numa certa altura foi mesmo a sua quarta maior fonte de renda.
Azaléia:
A azaléia, planta da família das Ericáceas, normalmente significa "alegria de amar" e perseverança. Contudo, cores diferentes têm significados diferentes. A azaléia cor de rosa representa o amor à natureza; a azaléia branca é uma indicação de romance e a azaléia vermelha , quando oferecida a alguém, significa que você ama essa pessoa há muito tempo. Os arranjos florais compostos por azaléias estão relacionados com elegância e felicidade.
A azaléia está associada a uma lenda chinesa. Esta lenda conta a história de um imperador destemido que alcançava vitórias fantásticas em guerras. Apesar disso, ele não era feliz. Isto porque ele não tinha o amor de uma mulher que só conseguia vislumbrar nos seus sonhos. Um certo dia, quando estava regressando de mais uma batalha, um vendedor lhe ofereceu uma bela planta com flores maravilhosas. Deslumbrado pela beleza das flores, o Imperador não demorou a plantá-las no seu jardim. Pouco tempo depois disso, o Imperador finalmente encontrou a mulher que via nos seus sonhos. Lembrando da indicação do vendedor, o imperador e a sua amada bebiam todos os dias um chá feito com as pétalas dessa flor. E a cada dia eles ficavam mais apaixonados e viveram felizes para sempre.
Gérbera:
Estas populares flores podem ter quase tantos significados como cores que apresentam. A gérbera simboliza a pureza e inocência das crianças, e também a beleza da vida e energia positiva da natureza. Elas também podem significar sensibilidade, sensualidade, amor, nobreza, alegria e simplicidade. Em muitas ocasiões elas também estão relacionadas com o sucesso, sendo oferecidas para congratular alguém pelo seu recente sucesso.
Esta flor decorativa floresce naturalmente na Ásia tropical, América do Sul, África e Madagascar, porque se adapta bem a climas temperados. As suas cores vivas e brilhantes servem para encher um ambiente de energia positiva e jovialidade.
Orquídea:
Orquídeas são plantas que pertencem à família Orchidaceae, uma das mais vastas famílias do reino vegetal. Esta planta apresenta uma bela flor, que tem muitas variedades e que estão presentes em todos os continentes, menos na Antártida. Existem espécies comuns e algumas bastante raras, que é o caso da Orquídea Negra.
Hoje em dia a orquídea é uma flor que que está associada à sexualidade e beleza feminina. Por este motivo, as populares tatuagens de orquídeas são mais comuns em mulheres. A orquídea pode ter variadíssimos significados, amor, desejo, luxúria, perfeição, pureza espiritual, força, luxo, beleza, etc. Cores diferentes têm significados diferentes, como podemos ver em seguida:
- Orquídea Rosa ou Lilás: Flor da sedução, ideal para conquistar seu interesse amoroso;
- Orquídea Vermelha: Significa desejo sexual;
- Orquídea Branca: Amor puro (bastante comum nos bouquets de noivas);
- Orquídea Amarela: Amor erótico;
- Orquídea Negra: símbolo de poder e autoridade absoluta, um sinal de algo pertencente à elite.
Rosa:
Normalmente, as rosas são flores solitárias, apresentam-se normalmente com cinco pétalas, e nas mais variadas cores, como vermelho, branco, roxo, rosa, e outras cores que foram transformadas em laboratório, como as rosas azuis.
Rosas são conhecidas por seu aroma, pois onde passam deixam um cheiro muito marcante. Por esse motivo, as rosas, normalmente vermelhas, e cor-de-rosa tornaram-se símbolos do amor e da paixão, e estão sempre presentes em casamentos e comemorações de casais.
Significados das Cores das Rosas
- Rosas Vermelhas: paixão, amor ardente, respeito, coragem, admiração;
- Rosas Amarelas: amor platônico, ou amor entre amigos, felicidade;
- Rosas Brancas: simboliza a paz, inocência e pureza;
- Rosas Azuis: significa verdadeiro amor eterno, forte e raro, mistério, conquista daquilo que é impossível;
- Rosas Champanhe: admiração, simpatia, fidelidade entre o casal;
- Rosas Cor de Rosa: amor, carinho;
- Rosas Cor de Rosa Escuro: gratidão;
- Rosas Cor de Rosa Claro: admiração e simpatia;
- Rosas Chá: respeito e admiração;
- Rosas Cor de Laranja: deslumbramento e encanto;
- Rosas Coral: desejo e entusiasmo;
- Rosas Lilás: amor à primeira vista;
- Rosa Roxa: amor de mãe.
Lírio:
Representam: casamento, pureza, inocência, majestade, doçura, paz, saudade, proteção, nobreza…
Na antiguidade os lírios eram considerados como sinais de fertilidade e de uma vida pura, e as flores foram usadas como oferendas para apaziguar os deuses. Os Lírios já eram cultivados a mais de 3000 anos. Os lírios podem ser vistos em pinturas pelas paredes dos palácios da Grécia antiga, no período em que eram flores dedicadas à deusa Hera. A França optou pelo lírio, para o símbolo da sua monarquia. No Feng Shui os lírios representam o verão e a abundância, e para os chineses, o lírio significa “Amor eterno”.
Alstroeméria:
O significado destas flores está geralmente ligado a amizade e lealdade simbolizando o forte vínculo que pode existir entre duas pessoas....
Fonte de Pesquisa: www.significados.com.br